Passadiços do Paiva‎

O percurso de 8 km dos Passadiços do Paiva atravessa aquela que foi, desde sempre, a área mais remota e inóspita do vale, a Garganta do Paiva. Guardião de uma Biodiversidade singular, este vale encantado esconde ainda muitas histórias relativas à sua formação geológica e a importância geográfica que teve na ocupação humana deste território ao longo dos tempos.

Neste tour, propomos-lhe uma verdadeira “viagem” no tempo e na paisagem envolvente. Os nossos guias locais, com formação adequada, farão com que compreenda o ambiente que o rodeia em termos de Biodiversidade, Fenómenos Geológicos, Arqueologia, aspetos Histórico-Culturais e Águas Bravas.

Como o seu conforto é importante para nós, a nossa visita guiada aos Passadiços do Paiva incluem um picnic com produtos locais, água, sumos e uma bebida quente nos dias mais frios.

Rafting

Rafting é uma modalidade colectiva de Desporto Aventura, que consiste em descidas de rios de águas bravas em embarcações insufláveis (Rafts) especialmente desenhadas para esse efeito. Sob instruções e comandos de um Guia experiente e certificado, os tripulantes participam ativamente na navegação do Raft ao longo da descida, tentando seguir pelas melhores “linhas” dos diversos rápidos do percurso.

O Rio Paiva é considerado o melhor rio Português para a prática de Rafting. O percurso, que é escolhido em função do caudal do rio, é de grau III/IV numa escala de VI, o que significa que pode contar muita diversão, com alguns momentos de emoções fortes e a garantia que a sua segurança está acima de tudo.

Animação, convívio e o espírito de equipa são obrigatórios. Uma aventura única que não vai querer perder!

Family Rafting

Rafting é a descida de um percurso de rio em embarcações insufláveis (rafts) a remo, sob as instruções e navegação de um guia experiente.

O Rio Paiva é um rio muito versátil em termos de percursos turísticos de águas bravas. Existem troços adequados para quem procura mais emoção e outros que são bem mais calmos e que permitem uma descida em ritmo de passeio.

O Family Rafting é a atividade ideal tanto para aqueles que procuram uma atividade de profundo contacto com a natureza sem grandes emoções , como para as famílias ou grupos que incluam crianças a partir dos 6 anos de idade.

Os momentos de descoberta e diversão vividos em família num ambiente tão natural e tão diferente do quotidiano, vão deixar recordações muito positivas e vão ser motivo de muitos sorrisos e gargalhadas lá em casa!

Regoufe & Drave

Um passeio panorâmico por estradas e estradões de montanha, ao longo das encostas íngremes da Serra da Arada onde se inclui a famosa e outrora temida “Estrada do Portal do Inferno”.

Em visita a aldeia de Refoufe, faremos uma viagem no tempo, a um passado no qual estas montanhas assistiram a momentos de azafáma humana improváveis, devido a exploração de minério tanto por “Alemães” como pelos “Aliados”, durante as grandes guerras mundias do século passado.

Uma incursão na mágica aldeia de Drave. Deserta, desabitada e isolada num vale profundo, quase inacessível, esta aldeia de xisto é dona de uma beleza inspiradora, que o fará reflectir sobre a simplicidade e as dificuldades da vida do Homem rural em tempos passados.

Serra da Freita

Um passeio de jipe, pelo Planalto da Serra da Freita, por estrada, estradões e algumas experiências de todo-o-terreno num roteiro que une alguns dos principais locais de interesse do Arouca Geopark.

Neste tour terá oportunidade de visitar alguns momentos arqueológicos como a “Portela da Anta” e “Calçada Romana”, visitar e compreender alguns fenómenos geológicos como as “Pedras Parideiras”, “Marmitas de Gigante”, “Pedras Boroas” e “Frecha da Mizarela” (a cascata mais alta de Portugal continental!) e deslumbrar-se com panorâmicas únicas desde o miradouro do “Detrelo da Malhada” ou da torre do Radar Meteorológico da Serra da Freita, de onde se podem observar as mais importantes serras do centro e norte de Portugal e até ver o mar!